PILSEN – A história da Cerveja – Visitamos a cidade de Pilsen e a fábrica de onde surgiu a cerveja Pilsen Urquel

Cerveja Pilsen

Eu sempre fui muito fan da cerveja Pilsen. E nessa matéria fui até a cidade de Pilsen na republica tcheca conhecer um pouco da origem da cerveja. A cerveja pilsen é um tipo de cerveja larger da Segunda Revolução Industrial, com o avanço da microbiologia e da eletricidade refrigerando os equipamentos das fábricas e das casas dos consumidores.

Tudo começou na cidade de Pilsen ou como eles dizem por lá Plzeň, na Boêmia, hoje conhecida como  República Checa por volta de 1840 numa história bem curiosa que eu conto no vídeo.

Essa cerveja é fabricada a partir de malte tipo Pilsen, lúpulo Saaz e água de baixa dureza, fermentados por levedo de baixa fermentação.

Possui aroma rico e complexo do malte com um toque floral proveniente do lúpulo, sabor complexo do malte combinado com um amargor sutil do lúpulo,de baixo teor alcoólico 4 a 5%, mas depois de algumas da pra ficar bem animadinho.  Essa cerveja fez muito sucesso pela sua aparência única na época. Transparente e amarela, beirando o dourado, mas sua espuma é opaca e branca devido ao espalhamento da luz no espaço entre a bebida e as bolhas de ar.

Exemplos comerciais são a Pilsner Urquel, que criou a cerveja pilsen e que eu visitei a fábrica, Budweiser Budvar, Eisenbahn Pilsen, Abadessa Slava Pils e Bamberg Pilsen.

O estilo Pilsen é muitas vezes utilizado nos rótulos de cervejas Standard American Lager, mas diferenciam-se dessas por não utilizar adjuntos (arroz e milho) e por utilizar exclusivamente lúpulo do tipo Saaz, gerando uma cerveja com aroma mais rico e complexo.

História

A cidade de Pilsen, na república Checa começou a produzir cerveja em 1295, mas até meados dos anos 1840, a maioria das cervejas da Boêmia eram de alta fermentação. O sabor e padrões de qualidade, variavam muito, e em 1838 a população de pilsen se rebelou com a qualidade vagabunda da cerveja, despejando os barris inteiros de cerveja na praça da cidade para mostrar sua insatisfação e revolta.  Assim, motivados por este evento, o governo da cidade funda uma fábrica de cerveja em 1839 chamada Mestansky pivovar Plzeň (em Alemão: Bürger-Brauerei, em Português: Cervejaria do Povo – agora conhecida como cervejaria Pilsner Urquell,  que era voltada para fazer cerveja no estilo bávaro.

A cervejaria de Pilsen recrutou o cervejeiro da região da bavária Josef Groll que, utilizando técnicas e maltes novos, apresentou o seu primeiro lote de Pilsner em 5 de Outubro de 1842. A combinação de um malte preparado por uma tecnologia Inglesa, com a água incrivelmente suave de Pilsen , com os nobres lúpulo Saaz locais e com o estilo bávaro de lagering produziu uma cerveja clara, dourada, que foi considerado como uma sensação e fez muito sucesso. O surgimento simultâneo da eficiente forma de fabricação de vidro na Europa permitiu que a população em geral pudesse comprar copos de vidro pela primeira vez e como a cerveja pilsen era linda, dourada e clara, fez o maior sucesso.

Assista tudo isso no vídeo onde vamos mostrar a cidade, a cervejaria, seus subterraneos e boa diversão.

 

Fonte :

 

Referências

 

«Plzeňský Prazdroj, a. s.». www.prazdroj.cz. Consultado em 17 de outubro de 2009

 

 

0 Comentário
125 Visualizações
Anterior Próximo

Você pode gostar disso também:

Sem comentários

Responda